Como usar automação no marketing digital?

A automação dos processos de marketing digital já é uma realidade. Para acompanhar estas evoluções, competir e se destacar dos concorrentes é necessário usar esse conceito da melhor maneira. Quem tomou a dianteira com estratégias bem sucedidas de marketing digital, hoje se depara com um bom questionamento: como gerenciar seus leads (clientes em potencial)? Muitas empresas estão tentando achar a resposta para essa pergunta e a solução do problema normalmente cai na contratação de novos consultores. Parece até lógico que quanto mais leads você tenha, mais vendedores precise para atendê-los, gastando mais com recursos humanos.

O certo é fazer com que esses contatos andem sozinhos até o processo de compra. Mas, o que fazer? Investir em redes sociais ou mesmo usar estratégias de e-mail marketing tem êxito até certo ponto. E quando as solicitações começar a crescer? Como dar conta de um fluxo tão grande de clientes e prospects? As empresas norte americanas já utilizam a automação de marketing. Aqui no Brasil, essa prática ainda é pouco conhecida, e o investimento nesta estratégia será o diferencial o crescimento do seu negócio.

Mas, o que é automação de marketing de fato?

Automação de marketing é um conjunto de ações para automatizar tarefas do marketing digital, através de plataformas tecnológicas, com foco no ganho de produtividade em escala. Mas, como fazer isso?

Primeiro passo: rastrear as interações entre os clientes e a sua empresa

Ter informações sobre os seus clientes é algo precioso e conseguir isso sem entrar em contato direto com ele é melhor ainda. Para isso, você precisa saber como o seu cliente está interagindo com os canais de comunicação da empresa.
Ele está acessando a sua página no Facebook e visualizando suas postagens? Está interagindo no Twitter de alguma maneira? Há quanto tempo ele não abre os e-mails que você envia? Qual é o tempo habitual para decisão de compra? Qual foi o canal que ele conheceu sua empresa? Como é seu comportamento no site? Todos esses dados serão importantes para que você possa segmentar sua base. Desse modo, você terá mais informações e quais clientes em potencial devem ser priorizados.

Segundo passo: set-up da sua campanha

Para implementar uma automação, é necessário um suporte tecnológico. Atualmente, utilizamos as plataformas da Automação Digital.
Defina bem seus objetivos.
Qual é seu objetivo através da automação digital? Quanto mais apurado o foco da sua campanha maiores são as chances de sucesso. Portanto, não é aconselhado automatizar objetivos divergentes na mesma campanha.

Gatilho
Definir quais são os critérios para o início da sua campanha é essencial para construção de bons resultados. O gatilho é resultante de uma combinação específica do comportamento do prospect. O cruzamento de informações inscritas em um formulário de cadastro ou através do download de um e-book específico, o lead poderá acionar o gatilho da campanha A ou B.

Periodicidade
É importante que sua campanha tenha uma frequência que não irrite o usuário. Alguns fatores devem ser considerados para sua decisão: nível de oportunidade, tendência de decisão, canal de entrada, gatilho acionado, etc.

Roteirização
Em uma campanha de automação de marketing realizada por e-mails, o roteiro é de fundamental importância, tanto para a elaboração criativa como na organização da sequência das informações. Dedique de 70 a 80% do tempo para a elaboração de títulos matadores que despertem a curiosidade do usuário para abrir a mensagem.

Campos dinâmicos
É possível personalizar todos os campos de informação em uma campanha de automação de marketing, tornando sua mensagem mais eficiente cada vez mais você obtém informações sobre seus clientes em potencial.

Utilizar e-mail em massa ou automação?

Qual é a melhor opção para a minha empresa? Será que ela está preparada para mudar a forma de enviar e-mails para os clientes? O e-mail marketing é uma ferramenta preciosa para qualquer negócio. O e-mail em massa é bastante utilizado ainda, mas ele não consegue entregar informações para montar estratégias de longo prazo.
Ao contrário, uma plataforma de automação de marketing consegue oferecer diversos dados e isso traz a possibilidade de traçar táticas mais certeiras e eficientes. Veja agora porque investir na automação é uma boa solução:

  • Boa parte do trabalho não precisará ser feita manualmente, o que já lhe poupa tempo;
  • É possível segmentar o tipo de material que as leads receberão de acordo com o estágio do funil de vendas no qual elas se encontram;
  • A automação consegue acompanhar o crescimento da sua empresa, oferecendo os dados necessários para fazê-la crescer mais.

  • A automação de marketing resultou em uma conversão de 10% de visitas no stand e duas vendas diretas. O investimento já foi pago por muitos anos.

    Allan Cardoso
    Allan Cardoso Grupo Cardoso

Porque investir em automação de marketing?

Automação de marketing dá resultado. Obtivemos 10% de conversões de uma antiga lista de clientes extraídas do CRM do Grupo Cardoso. Ativamos 46 visitas no stand de vendas. Confira esse case clicando aqui.
É justamente por isso que você deve investir na automação de marketing, é uma ação que potencializa o aumento das vendas e otimiza recursos humanos da sua força de vendas. Isso vai acontecer pelos seguintes motivos:

  1. Leads não prontos: são aqueles clientes que querem comprar, mas que não vão fazer isso imediatamente porque acabaram de comprar um serviço parecido, já esgotou o orçamento do mês ou nem sequer se deu conta de que tem a necessidade. Portanto, se manter próximo desse cliente, fornecendo bom conteúdo de qualidade é uma excelente estratégia. Quando ele estiver pronto para fazer uma compra, a sua empresa será uma das opções.Nutrindo as leads: segundo pesquisas, 79% das leads nunca se transformam em vendas pelo simples fato de que a empresa não está fazendo a nutrição correta. De que adianta oferecer um curso para concurso se a pessoa nem sabe para qual segmento estudará? Neste caso, o ideal é enviar conteúdo para ajudá-la a decidir e só então, ela passará para o próximo estágio do funil de vendas.
  2. Decisão de compra: os clientes que mais investem, que geram vendas maiores são aquelas com maior informação sobre seu serviço ou produto. Uma imobiliária terá maior facilidade em vender um determinado imóvel quando o prospect tiver maiores informações sobre seu bairro.
  3. Além nutrir vendas, a automação de marketing é útil para o controle de processos do departamento comercial através da gestão da informação. Gatilhos devem ser vinculados a sistemas de CRM, acionando processos para facilitar, monitorar e compartilhar decisões de vendas. Confira esse artigo sobre como fazer automações para controle de fluxo interno.

Devo mudar de estratégia?

Se você ainda não tem certeza se precisa ou não adquirir a automação de marketing para a sua empresa, faça algumas dessas perguntas para si:

  • Em determinado ponto a empresa sente a necessidade de mandar diferentes e-mails para clientes específicos?
  • Os e-mails enviados não trazem resultado?
  • O cliente demora mais de uma semana para concluir a compra?
  • Você não sabe se deve investir mais ou menos no marketing?
  • Precisa saber qual das campanhas de marketing está dando melhor resultado?
  • A comunicação com sua equipe comercial precisa ser melhorada?

Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, então está na hora de considerar o marketing de automação o próximo passo estratégico da sua empresa.

Artigos recomendados
Showing 2 comments
Conexões

Deixe um comentário