Por que investir em Automação de Marketing em um Negócio Imobiliário?

Por que uma consultoria imobiliária deve investir em Automação de Marketing?

Pesquisas indicam que 79% das oportunidades de negócios não são convertidas por falta de nutrição.

Um dos principais esforços de venda de um consultor imobiliário consiste em acompanhar potenciais clientes que ainda não se decidiram pela aquisição de um imóvel. Esse tipo de ação é imprescindível para a construção de uma estratégia eficiente para abordagem, mantendo-se presente sem ser inconveniente.

Apenas 3% dos leads estão decididos a realizar a compra de um imóvel. Os outros 97% ainda não formaram sua opinião. Isso acontece por algumas razões:

  • Não sabem exatamente que tipo de imóvel querem;
  • Não possuem budget suficiente para compra;
  • Escolhem uma solução intermediária, como o aluguel.

Esses potenciais podem vir a realizar a compra futuramente. Por isso é necessário é aplicar técnicas de relacionamento automatizado (automação de marketing) para inserir esses prospects na curva de aprendizagem para gerar novas demandas.

 

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing, como o próprio nome sugere, é um conjunto de estratégias que automatizam ações, aumentando a produtividade em escala e reduzindo o custo de aquisição de um novo cliente.

 

Como aplicar Automação de Marketing a um negócio imobiliário?

Ativar antigas listas de contatos

Ao aplicar um fluxo de e-mails personalizados, o consultor imobiliário poderá reativar prospects que não se decidiram pela compra e que eram dados como perdidos. Como dito anteriormente, 97% dos leads não possuem opinião formada para aquisição de um imóvel.

Quer entender como essa ação funciona na prática? Descubra como o LeMonde Empresarial vendeu duas unidades utilizando Automação de Marketing.

Qualificar vendas

Se o potencial recebe informações sobre quais são os diferenciais do seu empreendimento, conhece os serviços que são oferecidos no bairro e está ciente da valorização do imóvel, mais eficiente e menor será o tempo dedicado para o consultor imobiliário construir sua abordagem de venda.

Monitorar prospects

Aliada a uma estratégia de conteúdos, é possível acompanhar o comportamento de pesquisa do prospect, analisar quais são os conteúdos de interesse e prioridades. A partir desse conjunto de dados, é determinado o estágio que se encontra o processo de decisão de compra.

Workflow

Aliado a um sistema de CRM, a Automação de Marketing também é aplicada para construir padrões para abordagem comercial dos consultores. Os fluxos de trabalho devem ter seus setups organizados por tempo de resposta, templates de e-mails, responsável pela carteira, ocorrências, registros de ligações e resultados.

 

Quais são os problemas resolvidos por Automação de Marketing?

Ganho de produtividade

Um setup de Automação de Marketing pode aumentar em até 7% a produtividade da equipe.

Nutrição de leads

Acompanhamento da trajetória do cliente em todas as etapas até a decisão de compra.

Conhecimento da audiência

Monitoramento de cada passo do lead, desde a abertura de um e-mail marketing, compartilhamento nas redes sociais e quais são os conteúdos de maior engajamento.

Estruturação da base de contatos

Através dos softwares em nuvem, será possível organizar seus contatos por níveis de interesse, oferecendo à pessoa certa, o produto certo na hora certa.

Redução de custo

Reduza em até 35% o custo para capturar novos leads.

 

Empresas que usam automação de marketing para nutrir prospects, obtiveram aumento de até 451% em leads qualificados. (Gartner)

Empresas que usam automação no gerenciamento de seus leads veem aumento de mais de 10% em seu faturamento em 6 a 9 meses. (The Annuitas Group)

 

Integrando Automação de Marketing a um CRM

A Automação de Marketing pode ser um processo de qualificação de leads para a entrada em um CRM Comercial. Pode ser classificados da seguinte maneira:

Aplicação no funil de vendas

Os processos de Automação de Marketing são indicadores prévios para acompanhamento de todos os passos do prospect pelo funil de vendas a partir da estratégia de marketing adotada pela imobiliária.

Dessa forma, o consultor terá parâmetros consistentes para inserir aquele lead com potencial efetivo de compra e definir qual é o nível de oportunidade de acordo com o lead scoring.

Cruzamento de dados

Através da qualificação gerada pelas ações de Automação de Marketing, será possível alimentar o CRM com informações para construir o background do lead. Esse conjunto de dados, permitirá o consultor imobiliário a indicar o produto certo à pessoa certa e na hora certa.

Prevenção de dados redundantes

Setups de Automação de Marketing previnem cadastros duplicados – o que seria desastroso para a gestão dos consultores imobiliários.

Integração entre o departamento de marketing e o comercial

Os dados gerados pela Automação de Marketing e o CRM são informações estratégicas para integrar os dois departamentos. O volume e qualificação dos leads captados através da Automação e os índices de conversão obtidos a partir da atuação comercial dos consultores, permitem a construção de relatórios mais precisos para a sustentabilidade da sua corretora.

 

Resumo da ópera

A Automação de Marketing é uma ferramenta indispensável para gestão do relacionamento entre consultores e potenciais clientes. Quando bem aplicada, possibilita identificar o gatilho certo para executar ações que vão alavancar vendas através da configuração de processos automatizados, personalizados e escaláveis.

Para um negócio imobiliário, a automação de marketing pode ser aplicada  para reativar antigas listas, qualificar e nutrir contatos que ainda não se decidiram pela compra. Quando integrada com um CRM, a Automação acelera processos de venda, previne cadastros em duplicidade e fornece dados para os relatórios estratégicos da ação comercial.

Se você possui interesse em saber mais como a Automação de Marketing pode ser aplicada ao seu negócio, entre em contato hoje mesmo e solicite atendimento com um consultor sem compromisso.

Recommended Posts

Leave a Comment