Seu site sofre com a síndrome “cartão de visitas”?

Muitos sites sofrem do mal crônico do “site cartão de visitas”.

Mas, o que é um “site cartão de visitas”?

O “site cartão de visitas” serve apenas para informar quais são os contatos, serviços prestados e, em alguns casos, algum conteúdo institucional sem relevância para o usuário.

Muito mais do que um instrumento apoio, todo site deve ser uma ferramenta de conversão de negócios, um ambiente propício para gerar relacionamento e vendas.

Alguma vez você já fez essas perguntas?

Quando o cliente acessa meu site…

  • Identifica a promessa do meu negócio de modo claro e compreensível?
  • Aguarda menos do que três segundos para carregar?
  • Navega com design otimizado para smartphone e tablets?
  • Encontra indexado com facilidade no Google?

Se você respondeu “não” a alguma dessas questões, continue a ler esse artigo para entender como é possível transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas.

 

Construção da promessa

Pense comigo: quando você acessa um site, quanto tempo você está disposto a esperar para compreender a proposta do serviço oferecida? Certamente, sua expectativa é que essa compreensão seja imediata, não?

Uma promessa mal resolvida está diretamente associada ao crescimento da taxa de rejeição do seu site.

Na minha experiência, percebo que muitas empresas cometem erros ao inserir, na home page, cinco slides que demoram uma eternidade para carregar com campanhas promocionais, informações que julgam relevantes sobre o seu negócio e blá blá blá.

Que tal ir direto ao ponto?

Pense que o usuário que acessa seu site, como você, não tem tempo a perder. Defina muito bem qual é sua promessa e facilite ao máximo a navegabilidade, evite qualquer distração indesejada.

Se você acessou a home page do nosso site, encontrou esse leiaute:

avaliacao-site

Parece uma promessa clara?

Graças a essa mudança, aumentamos em 12% as solicitações de avaliação gratuita, que é o primeiro passo para prospecção do nosso cliente.

 

Tempo de carregamento do site

Alguns segundos podem fazer toda a diferença na conversão do seu site. Por essa razão, é recomendado que seu site apresente um tempo de carregamento inferior a três segundos.

Existem diversas ações que podem ser realizadas para otimizar o tempo de processamento e aumentar a velocidade do seu site. Além disso, uma boa hospedagem é fundamental. Nós recomendamos a Ikons – eles nos prestam um ótimo serviço.

Para analisar o tempo de carregamento do seu site, indico o Page Insights da Google. Ele apresenta uma análise detalhada da velocidade mobile e desktop, além de um resumo da experiência do usuário mobile.

 

O que o design diz sobre seu site?

Design de interface é assunto para um e-book. Por essa razão, decidi apresentar 3 pontos essenciais que todo site deve levar em consideração.

 

Design responsivo

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre design responsivo ou responsável. Em resumo, um site é responsivo quando ele é perfeito para qualquer tela de visualização, seja em um desktop, tablet ou smartphone.

 

responsive-design

 

Segundo a Com Score, 67% do tempo total gasto com internet se dá através de plataformas móveis. Ou seja, se seu site não é responsivo, ele está fora da maior fatia de tráfego da internet.

O que um site deve fazer para ser responsivo?

  • Adaptar o leiaute de acordo com a resolução da tela que estiver sendo visualizado;
  • Redimensionar as imagens para que elas se ajustem automaticamente na tela;
  • Tornar a navegabilidade mais simples e objetiva;
  • Ocultar itens que não são necessários para quem acessa através de dispositivos móveis.
  • Ter atenção ao tamanho dos botões para a experiência touch.

 

avaliacao-gratis

 

Psicologia das cores

As cores apresentam forte influência emocional sobre o usuário, influenciando diretamente as métricas de conversão. Podemos dizer que cores como azul, por exemplo, transmitem uma sensação de calma, que o preto a ideia de exclusividade e o verde chama para uma ação positiva. Mas isso não significa que determinada cor específica apresenta melhores resultados para todos os tipos de campanha. É preciso compreender que essas decisões estão carregadas de subjetividade e referências culturais.

Caso você tenha lido que alguém mudou um botão CTA (chamada de ação) para cor verde e obteve 18% a mais de conversão, não é certo de que seu site terá o mesmo resultado se fizer a mesma coisa.

Para saber qual é a melhor opção, promova testes A/B. Em nosso site, utilizei botões da cor laranja e verde para compreender quais convertem mais. Os botões laranjas apresentam uma taxa de conversão 8% maior do que os botões verdes.

mkt-digital

Para entender um pouco mais da psicologia das cores, confira o quadro de cores do Robert Plutchik

psicologia-cores

 

Experiência do usuário

Você sabe o que é experiência do usuário?

Experiência do usuário é um termo utilizado para medir o nível de satisfação do usuário ao utilizar seu site ou sistema. Se a experiência for positiva, ele retornará. Caso seja uma tentativa frustrada, você perdeu aquele clique para sempre.

Portanto, quando falamos de usabilidade temos que ir além do design gráfico. Para ser uma boa experiência, temos que ter contexto lógico. Isso significa dizer que todas as ações do seu site devem ser pensadas em etapas que apresentem a leitura mais confortável possível.

O Airbnb apresenta uma ótima experiência ao usuário. Em apenas quatro simples etapas, o usuário consegue realizar a pesquisa da sua hospedagem.

usabilidade

Outro aspecto importante sobre usabilidade é que o design do site não deve prevalecer sobre a informação de venda. É recomendado ser simples – que é diferente de ser simplificado. Simplicidade não diz sobre quantidade, mas sobre clareza da informação. Portanto, se o design do seu site torna a compreensão com pouca dificuldade, parabéns, você está no caminho certo.

 

Princípio da Simetria e Gestalt

O que é Gestalt e como ela pode ser aplicada ao design?

Faça um pequeno teste: como você lembra de um rosto humano?

Certamente com nariz, boca, olhos e orelhas. Ou seja, nossa mente percebe melhor as coisas nas suas formas inteiras, ao invés de elementos individuais.

Pois bem, intuitivamente, você já entendeu o que é Gestalt.

Muita gente pensa que Gestalt é o sobrenome de algum psicólogo que teria fundado esse movimento. Na verdade, Gestalt é uma palavra alemã e significa “forma” ou “figura” e é aplicado para o conceito do “todo unificado”.

No exemplo abaixo, você verá dois pares de linhas e não trinta e seis bolinhas.

gestalt

Então, como aproveitar esse princípio para gerar mais conversões no seu site?

Seu cliente conseguirá perceber melhor as informações do seu produto ou serviço, caso você organize de maneira simétrica e ordenada. Caso a composição seja desordenada, o usuário terá dificuldades em se concentrar e tomar decisões.

Porém, vale dizer que isso não é a regra.

Em alguns casos, é possível utilizar a assimetria para criar atenção para alguns pontos importantes do seu site, como os botões CTA (chamadas de ação). É claro que tudo isso dependerá do nível de conhecimento e sensibilidade do webdesigner para conseguir o resultado desejado.

cta-button

 

O que nos ensina a Lei de Hick

A Lei de Hick descreve o tempo que uma pessoa leva para decidir-se com base no número de opções possíveis a serem escolhidas. Ou seja, quanto menos opções apresentadas, mais fácil será a tomada de decisão e mais conversões seu site apresentará.

Qual desses formulários lhe parece mais atrativo para preenchimento?

formulario-hick

Portanto, se você quer elevar o número de conversões, considere esses pré-requisitos:

  • Utilize o menor número possível dos campos de formulário.
  • Reduza o número de itens do menu principal do seu site.
  • Economize ao máximo os itens clicáveis da página inicial.

 

Otimização para o Google – SEO

Seu site finalmente está pronto. A promessa para o usuário foi muito bem estruturada e a interface foi desenvolvida com o foco na experiência do usuário. Portanto, qual é o próximo passo?

De nada valerá a publicação do seu site se suas páginas não forem indexadas no Google e não apresentar as meta descrições necessárias para gerar o tráfego desejado.

Infelizmente, essa não é uma preocupação de 99,9% dos webdesigners.

As meta tags devem ter títulos atrativos que tenham a obrigação de ranquear seu site no Google e converter em mais cliques.

Como fazer isso?

Para auxiliar nesse trabalho, nós contamos com o apoio de um poderoso plugin chamado Yoast. E o melhor, ele possui uma excelente versão gratuita.

Através do Yoast você poderá construir, com facilidade, as meta tags da sua página e posts, já com uma pré-visualização dos resultados esperados.

yoast

Além disso, o Yoast cria mapas de site ou sitemaps. Os sitemaps são importantes para indexar suas páginas no Google Search Console.

 

Conclusão

Qualquer site, deve ser considerado uma ferramenta de vendas e relacionamento. Sites que possuem a única finalidade de apresentar serviços e contatos, não geram resultados – são um desperdício de dinheiro.

Nesse artigo, compartilhei com você algumas dicas de como construir uma boa promessa de vendas, um design de interface que gera conversões e alguns aspectos técnico: como a indexação do site e o tempo de carregamento.

Eu ficaria muito feliz se você compartilhasse outras dicas nos comentários.

 

Recent Posts
Comments

Leave a Comment